Vendas de Natal

Vendas de Natal: 11 dicas para suas vendas

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O comércio varejista no estado de São Paulo deve crescer 5% em dezembro, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Aliás, caso confirme essa projeção, o varejo paulista deve atingir R$ 91 bilhões em vendas no mês do Natal, R$ 4,2 bilhões a mais do em 2020.

Para a FecomercioSP, o principal fator a influenciar nesses números será o pagamento do décimo terceiro salário e seu impacto maior nas compras de Natal, considerado decisivo pela entidade já que será 57,5% maior que em relação ao registrado no fim de 2020. Também devem interferir nesse índice a maior oferta de crédito, as lojas funcionando normalmente e a maior circulação de consumidores sem restrições devido à pandemia de covid-19.

As vendas de Natal e de Ano Novo sempre trazem o valor máximo de vendas para todo o ano. Afinal, o Natal é a maior data do varejo – e quem não quer aproveitar o movimento típico desta ocasião?

Pensando nisso, vamos ajudar você a usar esta oportunidade a favor do seu negócio.

Afinal, se você está procurando algumas dicas rápidas e eficazes para chamar a atenção do cliente no fim do ano e mantê-lo, aqui estão elas:

DEFINA SEUS OBJETIVOS

O planejamento é essencial para o marketing no Natal. Mesmo que comece mais tarde, tenha uma ideia clara do que pretende alcançar nesta época festiva. 

Claro, o objetivo final é impulsionar mais vendas. Mas divida-o em objetivos menores e pense nas maneiras que pretende alcançá-los. Coloque no papel: quantos clientes você pretende conquistar? Qual é o faturamento que representa seu objetivo? Como essa estratégia será executada na prática?

Sempre dê o devido valor ao planejamento. Uma vez que ele sempre será o caminho mais curto e sem desvios até o seu sucesso.

DECORE SUA PRESENÇA ONLINE E NA LOJA FÍSICA

O que é mais cativante no Natal? O que dá a cara para as festas de fim de ano e ajuda as pessoas a entrarem no clima?

A decoração dos ambientes é sem dúvidas uma das respostas! 

Quem tem uma loja física já deve saber como funciona: a decoração de Natal ajuda a envolver os clientes no clima e, principalmente, faz com que sua loja seja mais vista por quem procura presentes para a data.  Os clientes que passarem pela fachada podem entender mais facilmente que é dali que poderão sair os presentes dos amigos e da família.

Da mesma forma, também é possível decorar sua presença online! Você pode projetar uma versão natalina da loja virtual, criar um logotipo específico de Natal, banners de férias e até alterar suas fontes. Você pode brincar com todos os elementos, como guirlanda, visco, árvore, luzes, elfos, etc. Mantenha a cor da sua fonte em verde, vermelho, dourado e branco e veja como os clientes podem reagir.

TENHA UMA LISTA DE PRODUTOS/ESTOQUE ATUALIZADO

Mais uma vez, lembre-se de que fim de ano significa movimento acima da média. Se tudo der certo, você deve estar preparado para receber muito mais clientes e clientes em potencial do que tem costume!

Se você tem um produto popular, ele pode se esgotar mais rápido do que você pensa. Sempre mantenha os números do estoque com precisão, para não decepcionar seus clientes. Você também pode fornecer promoções cruzadas, upsell, “compre um e leve outro”, etc.

USE AS REDES SOCIAIS A SEU FAVOR

Não há lugar melhor para mostrar seus produtos que nas redes sociais. É certamente uma forma de se conectar com seu público na construção de uma comunidade em torno de sua marca.

Perto do Natal, as redes podem ter seu potencial expandido, tornando-se as melhores vitrines para mostrar produtos e, claro, seu espírito festivo. 

Vender pelas redes sociais não só é possível como é um formato que veio para ficar e já é muito adotado pelos clientes no Brasil. Pesquisas mostram que 76% dos entrevistados pesquisam os produtos pelas redes sociais e 70% podem aderir à prática no futuro. Portanto, use as redes sociais a seu favor.

TENHA FORTE APELO EMOCIONAL

Quando estão comprando na época de Natal, como você já leu por aqui, as pessoas estão suscetíveis a mensagens mais emocionais. Além disso, pensando especificamente nas compras feitas online, os clientes perdem a presença das pessoas para explicar o produto em detalhes ou tomar a decisão. Mas, se você envolver a narrativa por meio de seu plano de marketing, ela receberá ainda mais atenção. Pode ser tão simples quanto escrever uma história nas descrições do produto ou criar uma campanha em torno dela.

CRIE URGÊNCIA

Quando você cria um senso de urgência, isso ajudará seus clientes a tomar decisões mais rapidamente. Algumas das ideias incluem exibir quanto estoque sobrou, por quantos dias essa oferta é válida e citar benefícios que só valem principalmente para certo momento.

Na correria do fim do ano, ninguém quer perder um bom desconto ou a melhor condição para pagamento. Aproveite-se disso para garantir logo a sua venda!

USE CAIXAS PERSONALIZADAS

As pessoas adoram receber seus produtos de forma personalizada. Com caixas de remessa personalizadas, você pode atrair o cliente instantaneamente e criar uma boa impressão. Aliás, isso também ajuda a alcançar influenciadores de mídia social para vídeos de unboxing.

CAMPANHAS DE E-MAIL MARKETING

As campanhas por e-mail nos feriados podem ser de diferentes tipos. Sobretudo, você pode enviar um catálogo de produtos, notificar sobre uma promoção-relâmpago, enviar os conteúdos mais recentes, e-mails de agradecimento, etc. 

Experimente contar sobre suas ações e promoções de Natal e veja como o consumidor vai reagir. Enfim, decida um horário para enviar seus e-mails no qual a taxa de abertura é alta. Você pode incluir seus clientes atuais, leais, novos clientes em potencial e clientes antigos.

ENVIAR UM PRESENTE COM A COMPRA

Nesta época marcada pela troca de presentes, você pode incluir um pequeno “mimo” na compra como um serviço de valor agregado. Pode até ser um chaveiro simples, algo de valor monetário bem baixo, mas que mantém o espírito natalino em alta.

Clientes que recebem presentinhos extras podem estar mais inclinados a falar sobre eles, seja indicando sua loja a outras pessoas, seja postando e divulgando nas redes sociais. Isso pode fazer com que mais pessoas cheguem até você e principalmente fidelizar clientes que você tem. 

INCLUA UM TOQUE PESSOAL

Uma simples nota de agradecimento escrita à mão pode encantar seu cliente nesta temporada. 

Além disso, essa ideia fornece uma primeira impressão favorável. Você também pode embrulhar o pacote de envio como um presente e colocar um laço nele. Imagine, em uma época em que chegam vários pacotes até a casa dos clientes, essa com certeza chamará a atenção deles instantaneamente.

APOSTE EM REMARKETING

Provavelmente, você já viu o remarketing em ação, mesmo que não saiba exatamente o que é.

Se você já viu anúncios online de um produto que está procurando, isso é remarketing. E embora seja um pouco assustador que algumas marcas possam ‘entrar na sua cabeça’ assim, o resultado final é que esses anúncios convertem muito bem.

Nessa modalidade de propaganda, sua empresa pode impactar as pessoas que visitam sua loja virtual ou redes sociais com anúncios nos principais canais, como Google, Facebook e Instagram. Para isso, é necessário instalar os pixels, isto é,  recurso para captação e análise de dados comportamentais. Com ele, você consegue visualizar os acessos de páginas que seu usuário visitou e o número de cadastros resultantes dos anúncios no Facebook e no Instagram.

Com informações de Agência Brasil e Sebrae Minas.

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