Imensas filas, desistência das compras pelos clientes, reclamações de seguidores nas redes sociais: é provável que não é assim que você imagina as suas vendas de fim de ano, certo?
Mas, para que as suas vendas sejam um sucesso e você comece o ano seguinte com o caixa da empresa cheio, é importante tomar alguns cuidados para gerenciar bem a alta demanda.
Confira os principais cuidados, que deve ter nesse fim de ano:
Por que planejar suas vendas de fim de ano?
Durante o final do ano, boa parte da população conta com dinheiro extra, devido ao décimo terceiro, férias e premiações, é preciso se planejar bastante.
Dessa forma, você evita, dentre outras coisas, clientes insatisfeitos devido:
- A falta de produtos;
- Má qualidade no atendimento;
- Problemas na entrega,
- Demora nas respostas pelas redes sociais e WhatsApp.
Um bom planejamento ajuda, inclusive, a gastar menos dinheiro e tempo na divulgação das suas promoções para o seu público.
Cuidados com as vendas de fim de ano
Tem um site? Verifique se ele está seguro!
É fundamental que o seu site esteja seguro para os seus clientes.
E, se você não entende muito do assunto, o recomendado é buscar um profissional de Tecnologia da Informação (TI), como um técnico em informática, para verificar alguns aspectos importantes que tornam um site seguro, como:
- Uma boa plataforma de hospedagem.
- Presença de um programa eficiente de detecção de sistemas maliciosos ou vírus;
- Possuir certificado SSL/HTTPS.
É importante também que você divulgue nas redes sociais e até no próprio site seus principais atributos de segurança. Isso com certeza aumentará a confiança das pessoas em relação a sua loja on-line.
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Programe-se para ter estoque suficiente
Nem sempre quando o estoque acaba quer dizer que suas vendas de final de ano estão sendo um sucesso.
Afinal, da mesma forma que um baixo giro no estoque é sinônimo de perda de dinheiro, a falta de produtos também é.
Não abra mão de se planejar com antecedência! A recomendação é que você entre em contato com seus fornecedores tempos antes de iniciar as promoções para garantir estoque, ter mais chances de conseguir descontos, melhorar prazos e ter melhores condições de pagamento.
Divulgue o seu produto ou serviço onde seu cliente está
Para ter sucesso com a divulgação das suas ofertas de final de ano, é muito importante ir onde o seu cliente está.
Comece pesquisando quais são as redes sociais que o seu público mais utiliza e também quais são os possíveis pontos físicos onde seus potenciais clientes possam estar.
Prepare sua equipe: treine seus colaboradores e contrate reforço extra
Assim como ter produtos em estoque e uma boa divulgação, a equipe também precisa estar preparada para atender um volume maior de clientes no final do ano.
Dessa forma:
- Ofereça treinamentos sobre atendimento ao cliente;
- Contrate mais pessoas, se precisar, mesmo que você trabalhe sozinho;
- Organize os horários dos colaboradores e os seus, combine folgas e valores de horas extras com antecedência, para que eles também possam se planejar.
Conte com diversos meios de pagamento
“Não aceitamos Pix e nem transferência, só dinheiro.”
“Só parcelamos em duas vezes.”
“Não aceitamos cartão de crédito. “
Você já desistiu de uma compra porque não aceitava cartão de crédito, débito ou Pix?
Assim como você, os seus clientes também querem flexibilidade na hora do pagamento. E, a cada dia que passa, o uso do dinheiro em espécie diminui consideravelmente.
Nesse contexto, aposte em links de pagamento, aceite bandeiras variadas de cartão de crédito e ofereça, sempre que possível, o parcelamento das compras.
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Compartilhe o prazo de entrega
Sempre informe o seu cliente sobre o prazo real de entrega e jamais prometa fazer algo que não vai conseguir cumprir.
Do contrário, a reputação do seu trabalho pode ser afetada e você pode perder clientes pela má organização da entrega, mesmo tendo um produto ou atendimento de qualidade.
Além disso, confirme o endereço, peça pontos de referências, combine horários ou informe o turno (manhã ou tarde) que o produto será entregue.
Assim, você evita reclamações de clientes, ganha tempo ao fazer uma rota e organizar os horários da entrega.
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